Design sem nome (2)

Bahia: Estandes da Sesab realizam quase 20 mil testes de ISTs no São João

Os estandes de testagem gratuita de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em sete municípios realizaram quase 20 mil exames durante os festejos juninos até esta terça-feira (25). O balanço ainda é parcial, já que o posto montado em Cachoeira segue em funcionamento até às 2h de quarta-feira (26) e o do Parque de Exposições, em Salvador, que funcionou de 13 a 15 de junho e de 21 a 24 de junho, voltará a funcionar no São Pedro, do dia 28 ao dia 2 de julho.

Além da capital e da cidade histórica do Recôncavo, os estandes foram montados em Amargosa, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Os profissionais da Sesab realizaram exames de HIV, sífilis e hepatites B e C. Ao todo, foram 19.308 exames, com 209 positivos para sífilis, 21 para HIV, 13 para hepatite C e 4 para hepatite B.

Senhor do Bonfim – Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

 

“É bom frisar que as pessoas que se submeteram aos testes eram oriundas das mais diversas cidades da Bahia e do Brasil. Essa testagem nos dá um panorama da propagação desses vírus, com dados importantes para estratégias de assistência à saúde, educação e de ações de informações sobre ISTs”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

A maior parte dos testes foi realizada em Salvador, quase 7 mil. Dentre as cidades do interior, Cachoeira já contabilizou 2.725 exames. A capital, como esperado, conta com o maior número de resultados positivos, sendo 100 para sífilis, 15 para HIV e seis para hepatite C.

Os quatro casos de hepatite B foram detectados em Salvador, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Mais populosa entre as cidades do interior, Santo Antônio de Jesus registrou 36 casos de sífilis e três de hepatite C. Já Irecê e Amargosa registraram dois testes positivos de HIV, cada.

Assim como no Carnaval e na Micareta de Feira de Santana deste ano, os postos contaram com aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil) para aqueles que desejassem iniciar o tratamento contra Sífilis imediatamente. Ao todo, 51 pessoas aceitaram.

“Nosso conselho é que o tratamento seja iniciado imediatamente, mas muitas pessoas preferem começar no dia seguinte ou após os festejos. Deixamos esse tratamento encaminhado para unidades de saúde, assim como o encaminhamento dos pacientes que positivaram para as outras ISTs. O importante é interrompermos o ciclo do vírus, assegurarmos o tratamento e dar qualidade de vida aos pacientes”, afirma Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.

Além dos estandes de testagem, as equipes da Sesab, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram mais de meio milhão de preservativos nos sete municípios durante o São João. Estas ações, que incluem também o reforço nos plantões em unidades de saúde referência no atendimento a queimados, são parte do investimento de mais R$ 4,5 milhões do Governo do Estado em saúde durante os festejos juninos.

“O investimento é no cuidado e também na prevenção. Quando testamos as pessoas e detectamos ISTs, estamos antecipando o cuidado a elas e interrompendo ciclos virais que podem causar problemas de saúde em outras pessoas mais à frente. Quem estiver em Salvador e ainda não se testou, terá nova oportunidade no São Pedro. É gratuito, rápido e seguro”, declara a secretária da Saúde.

Postos de emergência

O esquema especial da Sesab para o São João também contemplou a montagem de postos de atendimento de saúde no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe, locais em que ocorreram festas promovidas pelo Governo do Estado. Estas unidades registraram, até a manhã desta terça-feira, 494 entradas. A maioria dos atendimentos foi realizada no Parque de Exposições (359) e nos dias 23 e 24 (260, no total dos dois dias).

As principais causas foram cefaleia e intoxicação alcoólica. Um total de 28 pessoas necessitou de transferência para outras unidades de saúde. O posto do Parque de Exposições funcionou de 13 a 15 de junho e de 21 a 24 de junho, e voltará a funcionar do dia 28 ao dia 2 de julho.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Ascom-Sesab \\ Gov. BA)

(FT.\CRÉD.: Fabio Rodrigues \\ Divulgação)