Design sem nome

Bahia: Projeto Ecofolia Solidária transforma o São João da Bahia em uma festa sustentável e inclusiva

O Governo do Estado da Bahia está demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social ao investir R$ 1,2 milhões no Ecofolia Solidária, um projeto que visa apoiar catadores de materiais recicláveis durante as festividades do São João da Bahia em 2024. A iniciativa denominada “O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente” é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte da Bahia (Setre), em colaboração com as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos durante as festividades juninas em Salvador e em mais três municípios do estado trazem benefícios para o meio ambiente e para a comunidade. Segundo Júlio Santana, coordenador de Inovação e Fomento à Economia Solidária da Setre, essa prática contribui para a preservação ambiental e gera impactos positivos na sociedade.

Foto: Bruno Hierro/GOVBA

“Nós estruturamos as centrais de catadores que são geridas por cooperativas. Hoje, no terceiro ano, são doze cooperativas que estão atuando aqui, no Parque de Exposição, Pelourinho, Paripe e outras três cidades do interior. Durante a gestão dessas centrais, os catadores se cadastram e saem para recolher os resíduos sólidos. Esses materiais voltam para centrais, são comercializados por um preço justo. Depois, são separados, passam por uma triagem e são vendidos pelas cooperativas. Portanto, é uma ação socioambiental que, além de gerar ocupação e renda para os catadores, também evita que os materiais vão para aterros, mares e rios”, explicou.

No Parque de Exposições, as cooperativas se integram para beneficiar catadores autônomos e cooperados que recebem Equipamentos de Proteção individual (EPIs) como botas, luvas e fardamento. Também contam com refeições e valor justo na venda dos reciclados.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Gov. BA)

(FT.\CRÉD.: Bruno Hierro \\ Divulgação)