Um homem, de 23 anos, foi detido por mau-tratos a animais, na manhã desta sexta-feira (06), em São Pedro. O cachorro, chamado “Ice”, foi encontrado completamente negligenciado, extremamente magro e em um ambiente insalubre. A ocorrência foi parte de uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), o Núcleo de Proteção Animal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
As gerências receberam uma denúncia anônima que acusava o homem de maus tratos com o animal. Por volta das 10h30, os médicos veterinários da Prefeitura e os uma equipe da Guarda de Vitória foram acionados para atestar e dar apoio operacional na situação.
A equipe da Secretaria do Meio-Ambiente confirmou a violência sofrida pelo cachorro: o ambiente estava insalubre, completamente sujo, com fezes e pelos espalhados pelo chão. Além disso, o animal estava extremamente magro, sem qualquer indício de alimentação ou hidratação adequada.
“Essa é uma ação de extrema importância, que reafirma as diretrizes do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Atuando de forma integrada e com absoluto respeito às instituições, a Prefeitura de Vitória reuniu a Polícia Civil, a Guarda Municipal de Vitória e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para resgatar um animal que se encontrava em situação comprovada de maus-tratos, atestada por nossos médicos veterinários. O cão estava desnutrido, muito magro, vivendo em um ambiente insalubre e apresentando sinais evidentes de abatimento. Ele foi recolhido, abrigado e receberá todos os cuidados necessários, conforme a política pública de proteção animal adotada pelo município de Vitória”, aforma Coronel Ramalho, secretário de Meio Ambiente de Vitória.
Nessa situação, as equipes decidiram agir e salvar o cachorro. O inspetor Alberti, da Guarda de Vitória, conta que foi necessário arrombar a porta da residência onde se encontrava o suposto dono do animal. “Por conta do risco à vida daquele animal, o indivíduo foi detido e encaminhado à Delegacia onde as medidas administrativas cabíveis serão tomadas”, relata
Ice foi resgatado e submetido à tratamentos veterinários emergenciais pelos profissionais competentes.
A atuação integrada entre os órgãos é fundamental para garantir respostas rápidas e eficazes. A comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, observa que a ação conjunta fortalece a proteção dos animais e demonstra o compromisso do poder público com a causa. “A Guarda de Vitória atua não apenas na segurança da cidade, mas também no apoio às causas que envolvem dignidade, respeito e responsabilidade. Proteger os animais é um dever coletivo, e cada denúncia é essencial para que possamos agir e salvar vidas”, afirma.
(DA REDAÇÃO)
(INF.\FONTE: Prefeitura de Vitória \\ Guilherme Trindade)
(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Vitória \\ Divulgação)