Melhorias são executadas na MG-010, MG-424 e LMG-800 e vão beneficiar os 34 municípios da região metropolitana da capital
O Governo de Minas já concluiu mais de 75% das obras de melhorias na segurança viária, previstas para as rodovias MG-010, LMG-800 e MG-424, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O balanço é do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela condução das ações.
A revitalização da sinalização e dos dispositivos de segurança viária contemplam mais de 42 quilômetros de vias. Fazem parte do pacote, a MG-010, entre o trevo da Vilarinho ao trevo de Lagoa Santa, com 18,10 quilômetros; a LMG-800, acesso para Lagoa Santa, com 4,24 quilômetros e em 20 quilômetros da MG-424, trecho entre o entroncamento da MG-010 até Pedro Leopoldo. O investimento é de mais de R$ 8 milhões.
O diretor de Manutenção do DER-MG, Davidsson Canesso de Oliveira, destaca que a sinalização viária é um dos principais pilares da segurança de trânsito, sobretudo nos trechos de grande movimento.
“As rodovias que estão em obras têm características de tráfego intenso de veículos, seja de passeio ou de carga, e são ligações com outras regiões econômicas e turísticas do estado. Além disso, é o principal acesso ao Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, em Confins”, avalia.
“As intervenções fazem parte do projeto de execução de serviços de recuperação, ampliação e implantação de sinalização viária horizontal e vertical e instalação de dispositivos de segurança viária, medidas que contribuirão significativamente para a segurança no trânsito e implementação de sistemas de orientação e localização para o usuário, além de oferecer mais conforto e tranquilidade para quem transita pelas vias”, completa Oliveira.
Nos trechos, já foram trocadas defensas metálicas e instalados delimitadores cilíndricos, dispositivos implantados nas saídas das bifurcações, inibindo acessos em local proibido.
O balanço do DER-MG apresenta a evolução detalhada de alguns serviços: já foi finalizada a implantação de tachas refletivas na pista; executada 90% das instalações de delimitadores cilíndricos.
O mesmo percentual é apontado para a pintura de bordo e de eixo; instalado 80% de elemento refletivo para defensas metálicas, entre outras ações.
A previsão da equipe para esta semana é iniciar a pintura de zebrados e setas e finalizar outros serviços. As placas de sinalização vertical já estão sendo produzidas e serão instaladas em setembro, conforme cronograma de trabalho do DER-MG.
Atenção redobrada
O DER-MG reforça as orientações aos usuários em função das intervenções.
Diversos trechos estão em obras com a presença constante de colaboradores nas vias, o que exige redução de velocidade e atenção redobrada dos motoristas.
Em função dos trabalhos, haverá a necessidade de interdição de uma das faixas de tráfego para execução das melhorias.
Diante disso, os motoristas que circulam pela via devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego. Para quem se dirige ao aeroporto, em Confins, a orientação é sair um pouco mais cedo de casa.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Ag. MG)
(FT.\CRÉD.: DER-MG \\ Divulgação)